Halitose (Maú Hálito)

MAU HÁLITO?

A halitose não pode ser explicada por um único mecanismo. Existem casos de origem fisiológica (que requer apenas orientação), patológica (que requer tratamento), por razões locais (feridas cirurgicas, cáries, doenças periodontais e outros) ou ainda por razões sistêmicas (diabetes, distúrbios renais, prisão de ventre e outros). Por este motivo é que o sucesso do tratamento está vinculado a um bom diagnóstico.

POR QUE O PORTADOR DA HALITOSE NÃO PERCEBE O SEU PROBLEMA?

Porque o olfato se adapta ao odor, por tolerância. O epitélio olfatório rapidamente se cansa ou fadiga, se acostumando ao odor e falhando na percepção (chamada fadiga olfatória). Desta forma, em pouco tempo no hálito do paciente.

ÚLCERA E GASTRITE PODEM CAUSAR HALITOSE?

Não. Entretanto, outros problemas de origem gástrica como eructações (arrotos) e refluxos gastro-esofágicos (golfadas) podem causar alterações no hálito do paciente.
A dieta pode causar mau hálito devido à queima de gordura, que produz gases de odores fortes, potencializado pela hipoglicemia.

QUAIS DOENÇAS PROVOCAM HALITOSE?

Doenças sistêmicas: Algumas doenças sistêmicas apresentam como um dos mais evidentes sinais a alteração do hálito. Podem apresentar sinais de halitose as alterações das vias aéreas superiores e inferiores, disfunção renal, hépática ou intestinal, alteração hormonal, depressão e outras patologias.Doenças locais: É cada vez mais concreta a relação entre a halitose e problemas na boca como doenças periodontais, próteses mal adaptadas, cáries, redução do fluxo salivar além da presença da saburra lingual.

O QUE É SABURRA LINGUAL?

A saburra é como uma placa bacteriana lingual. De consistência viscosa, de cor branca ou amarela. A saburra adere ao dorso da língua, em maior proporção no terço posterior. As bactérias são do tipo anaeróbico proteolíticas, que produzem odor desagradável no final de seu metabolismo.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown